Muita gente tem em casa aquele espaço debaixo da escada que fica vazio ou então, acumulando objetos que ninguém usa, a bike do seu filho, os materiais de construção que não foram utilizados na última reforma e assim por diante. Mas sabia que esse local pode ser ótimo para criar um novo ambiente na casa?

Ter um espaço como esse no seu apartamento e não aproveitá-lo é um grande desperdício. Ele pode ser muitas coisas: local de leitura, o home office, local de estudos para você e seus filhos e assim por diante.

Confira abaixo de que forma você pode construir um novo ambiente sem precisar de reformas!

4 formas de utilizar o espaço debaixo da escada

1. Home office

Este modelo de trabalho é tendência em diversos países, inclusive no Brasil. Só em 2018, quase 4 milhões de brasileiros trabalhavam em casa. 

Se você pertence ou pretende entrar neste grupo, então, utilizar o espaço da casa para montar o seu local de trabalho é uma ótima ideia. Usar móveis planejados é uma excelente estratégia, pois assim você pode comprar uma mesa menor e usar o planejado para fazer as prateleiras e gavetas necessárias.

2. Mini-bar

Eis uma excelente ideia, perfeita para aqueles que costumam receber os amigos em casa para um happy hour ou jantares. 

Você pode adquirir um aparador e colocar embaixo da escada. Mas pode ser que você encontre dificuldades em encontrar um móvel como esse que tenha a medida ideal, ou seja, que aproveite o espaço da melhor forma possível.

Quer aproveitar melhor o espaço, usar prateleiras para as taças e copos e fazer uma colmeia de vinhos? Então, os planejados são uma ótima opção.

3. Local de estudos

Fica parecido com o espaço home office, que demos a dica, mas com algumas diferenças. Aqui é preciso de um espaço maior para os livros e módulos, por exemplo. Ficará melhor ainda se você conseguir fazer algo que dê para duas pessoas, assim, é possível estudar com um amigo ou colega de sala.

Se o tamanho da mesa for grande demais para o local, é possível pensar em uma mesa dobrável, que possa ser fechada e aberta quando necessário.

4. Cantinho dos brinquedos

Que tal fazer um cantinho para as crianças? Você pode cobrir a parede e parte do chão com material acolchoado, evitando assim alguns acidentes e machucados. E, pode aproveitar os planejados, uma estante em forma de colmeia e gavetas para guardar os brinquedos no alto, ou seja, onde as crianças não corram o risco de bater com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo.

Basta pegar os brinquedos e espalhar pelo chão quando for começar a brincadeira. Depois, é só guardar tudo. Você pode deixar o cantinho ainda mais interessante montando uma espécie de tenda com um lençol ou qualquer outro tecido. As crianças adoram!

Viu como é possível encontrar boas ideias para aproveitar o espaço debaixo da escada? Quanto mais esse ambiente for personalizado, maior a possibilidade de aproveitá-lo da melhor forma possível.

Pensou em outra coisa para fazer com esse espaço na sua casa? Conta pra gente a sua ideia!