O sistema de trabalho home office vem se tornando um dos preferidos e escolhidos pelas empresas e funcionários. Somos o terceiro país onde este modelo mais cresce e, se você está dentro dessa estatística, precisa saber como montar um home office mais produtivo.

Trabalhar em casa não é uma tarefa simples, pois o ambiente é bastante convidativo para prolongar aquela pausa para beber uma água ou um café. Porém, o seu ambiente de trabalho pode oferecer maior produtividade, permitindo que você faça mais em menos tempo e assim, poder ter essas pausas mais longas sem culpa.

Quer saber como? Então, confira abaixo de que maneira trabalhar em casa pode trazer melhores resultados!

5 dicas de como montar um home office mais eficiente

1. Evite o quarto

Montar um home office no quarto não é a melhor das ideias. Isso confunde bastante o cérebro, pois o quarto é um local de descanso e transformá-lo em local de trabalho pode não dar muito certo, especialmente para aqueles que não são muito disciplinados. Portanto, encontre um pequeno espaço em casa, pode ser debaixo da escada, o quarto da bagunça, até mesmo a sala é um espaço melhor.

2. Pense na ergonomia

A ergonomia é a ciência que estuda a disposição da mobília, de forma a adaptá-la ao corpo de cada pessoa. Por exemplo, ter uma cadeira com altura regulável é fundamental, assim como ela ter braços. A altura do computador precisa estar na altura dos olhos e os objetos precisam estar facilmente dispostos para facilitar o seu dia a dia. 

É importante também ter um apoio para o braço e para a mão que usa o mouse. É muito comum pessoas desenvolverem LER (Lesão por Esforço Repetitivo) por conta do uso desse dispositivo.

3. Use isolamento acústico

A maior parte das pessoas não consegue trabalhar com barulho por perto. Por isso, pensar em isolamento acústico para o seu home office é fundamental.

São diversos os materiais utilizados para essa finalidade como lã de vidro, espumas, borrachas sintéticas e outros. Ao escolher, pense também no conforto térmico para o ambiente não ficar muito quente.

4. Faça placas informativas

Se você mora com outras pessoas em casa, por diversas vezes, pode sofrer interrupções. Nem todo mundo compreende que, mesmo em casa, você está indisponível, pois está trabalhando. Por isso, é importante fazer placas para colocar do lado de fora da porta. Use frases como, “estou em reunião” ou “estou ao vivo”.  Assim, as pessoas saberão que não podem lhe interromper.

5. Use móveis planejados

Os móveis planejados são ótimas opções para um home office, especialmente se o espaço é pequeno ou se ele será compartilhado. Use e abuse das gavetas e prateleiras e tenha uma mesa grande o suficiente para colocar computador, agenda, impressora e papéis diversos que costumam se acumular.

Lembre-se de distribuir os itens que usa com mais frequência nos locais mais próximos, ou seja, mais baixos — na altura do tronco e cabeça — e os que usa menos em locais extremos como perto do chão ou do teto.

Gostou das nossas dicas de como montar um home office? Então, assine nossa newsletter e receba outras como essas!