Quando se fala em móveis planejados, muita gente já torce o nariz por conta do preço. De fato, móveis avulsos em uma loja podem apresentar um preço menor, mas isso não significa que oferecem o melhor custo-benefício. É um “barato” que pode sair caro se você olhar apenas o quanto aquele móvel vai custar naquele exato momento.

Afinal de contas, a mobília é algo que deve durar por muito tempo não é mesmo? Nesse caso, vale mais a pena pagar um pouco mais e obter móveis que possam oferecer qualidade, preço justo e garantia. 

Mas ainda não dá para resolver a dúvida não é mesmo? Como escolher entre móveis planejados e móveis avulsos comprados em lojas de varejo?

Quer uma ajuda para tomar a decisão? Então, confira abaixo alguns fatores para levar em consideração nesse momento!

Escolher ou não os móveis planejados?

Espaço

Quando o assunto é espaço, os móveis planejados levam vantagem porque são facilmente adaptáveis a qualquer ambiente. Tudo é feito sob medida, por isso, é possível deixar um quarto pequeno com espaço sobrando. Por exemplo, é difícil encontrar um guarda-roupa que tenha espelho, muitas gavetas, mas que seja pequeno.

Normalmente, esse modelo costuma ser para casal e bem grandes que podem não caber no quarto ou tomar um espaço considerável. Com os móveis planejados é possível encomendar uma mobília do jeito que você precisa, de acordo com as suas necessidades.

Custo-benefício

Isso é o principal na hora de fazer a sua escolha. Trata-se de considerar os prós e os contras e entender quais são as suas prioridades não só naquele momento, mas no longo prazo.

Por exemplo, normalmente, os móveis planejados possuem garantia de anos, enquanto os móveis prontos costumam oferecer garantia de alguns meses ou até 1 ano. Além disso, no caso dos móveis planejados, o responsável pelo projeto vai até você, analisa o que está errado e, se for o caso, substitui a peça sem que você precise levar nada a até ele. Muito mais praticidade.

Casa própria

Esse é um dos fatores que pode se tornar uma objeção para quem quer os móveis planejados. Afinal de contas, as medidas de um lugar não são as mesmas de um outro apartamento, caso você venha a mudar. Mas é possível aproveitar muitas partes, inclusive, para fazer outros móveis, usar como prateleiras e assim por diante.

Você também precisa considerar quanto tempo já tem morando nesse mesmo local e por quanto tempo pretende continuar. Nada impede também que você venha comprar essa moradia no futuro ou que prefira continuar pagando aluguel e investir o dinheiro que seria para a compra de uma casa.

Qualidade

É um fator de extrema importância, afinal de contas, é preferível pagar um pouco mais por um móvel que vai durar mais tempo.

Aliás, essa questão do preço é bem relativa. Hoje em dia você encontra móveis prontos que, por conta da qualidade, possuem um custo maior do que os planejados, o que não significa que sejam melhores. Por isso, pensar automaticamente que móveis planejados são mais caros é um erro.

Pensando em usar móveis planejados em casa? Então, faça o seu projeto e solicite o orçamento! Dessa forma você saberá o verdadeiro custo-benefício da sua escolha!