Se tem uma coisa que deixa dúvidas nos clientes na hora de comprar seus móveis planejados é qual material usar.
Por isso hoje trazemos pra vocês a diferença entre os materiais que oferecemos.

O MDF e MDP,  são mesmo diferentes? Um é melhor que o outro? Qual é a melhor aplicação para cada uma delas?

Mas para começar, vamos entender de onde vem seus nomes.
A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média, o MDP significa Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade.

E sim, eles são diferentes como o nome mesmo já diz. Embora derivem das mesmas espécies de madeiras reflorestadas, como pinus e eucalipto e sejam fabricadas pelo mesmo processo e com idêntica tecnologia.

O MDF tem seu miolo composto por fibras de madeira, é feito com fibras de madeira e resina sintética, por isso o resultado final é um material bem uniforme.
Essas características permitem que as placas de MDF aceitem cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel.

imagem MDF [ilustrativa]

Já o MDP é feito com partículas de madeira, a chapa é feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF, são três camadas que formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF, apesar de ser mais leve.

imagem MDP [ilustrativa]

Mas, afinal, qual é a diferença entre esses tipos de madeira? A principal distinção está na estrutura interna. Por conta da composição, o MDF é mais maleável, permitindo uma manutenção sem estragos no material, seja na fabricação ou no acabamento de móveis.
Já o MDP tem maior resistência devido às suas três camadas internas. Deste modo, não oferece tanta maleabilidade, funcionando melhor em superfícies planas, como fundos de gavetas, painéis, prateleiras e muito mais.


Então concluímos que ambas as madeiras tem suas vantagens e distinções, não deixando uma melhor que a outra. Tudo irá depender qual será o ambiente e para o que ele será usado.